Nós em Londres


Rita – Science World Tour 2008
Outubro 30, 2008, 11:02 pm
Filed under: Uncategorized

Eu gosto de bandas. As bandas fazem tornees e eu vou aos websites das bandas – como ia antes ao Blitz – ver se passam pela cidade onde eu vivo. E depois deprimo durante dois dias porque os bilhetes sao muito caros ou porque estou a trabalhar nesse dia. Mas enfim, tornees, dizia eu. As bandas fazem tornees.

Ora eu nao sou uma banda. Miuda dos sete instrumentos e tal, talvez. Mas ainda nao sou os Rolling Stones.

Mas vou em tour. E estive em tour. E por isso tenho desculpas para nao aparecer por aqui. Fiz anos e tudo (30! upa! ena! tantos!). E, como nas bandas, o meu tour manager – a chefe – disse-me quando e onde eu ia e como eu podia ir e quando voltava a casa. E, como nas bandas, hoje acordei e demorei dois minutos a tentar lembrar-me onde e’ que estava (em Madrid, by the way). E o Kurt Cobain em mim quis rebentar com duas ou tres guitarras so porque podia. So’ que eu nao podia e as minhas guitarras sao, quando muito, espectrofotometros que custam umas milenas valentes de euros…e se calhar e’ melhor nao.

Ainda assim, foi um Verano Azul do caracas.

Agora deixem-me voltar para casa, e mongar em pijama em frente a’ televisao.

E j’a agora,

a casa ‘e onde?

R.

3 comentários so far
Deixe um comentário

Welcome to the blog!
A nossa casa é onde nos sentirmos bem.
Eu sei que o quarto de uma residência académica em Madrid não será lá muito “home”, mas deixa lá, são só uns dias e além disso sempre poderás, no fim de semana, aproveitar para ir até ao museu do Prado apreciar a pintura dos grandes me4stres espanhois e Flamengos sobretudo, mas italianos também e ver a forma como os reis de Espanha sobretudo a partir de Carlos V, sempre apoiaram os pintores. Depois podes aproveitar e logo ali pertinho ir museu Reina Sofia para te emocionares diante dessa obra prima da pintura do século XX que é Guernica de Picasso, apreciar os vários estudos parcelares que o pintor fez até chegar à obra final. Mas neste museu há muitas mais coisas para ver. De umas gostarás mais de que outras e,provávelmente,diante algumas também te interrogarás, como eu… mas isto é arte?
Depois o Thiessen Bornemisa onde se pode apreciar pinturas desde a idade média, sobretudo pinturas de santos de virgens e de Cristos, passando pelos mestres italianos do Renascimento até ao século XX e se pensares um bocadinho sobre como é que essa riquissima colecção de pintura começou a ser constuida no Sec.XVIII (parece-me) por uma família suiça (suponho)foi parar a Madrid. Eu tenho uma teoria muito minha para isso.
Os espanhois andaram muitos anos a criar mulheres para engatarem gente da cultura:-escritores,pintores músicos, colecionadores de arte etc. etc.mas já velhos.
Pela lei natural da vida estes velhos que casaram com espanholas novas, morrem antes delas e a espanha fica-lhes com o espólio. Foi assim que a colecção Thiessen foi parar a Madrid pois o velho jarreta casou com a cçadora espanhola. Foi assim com o José Luis Borges expoente da literatura que era argentino (a SIC TV se calhar diria escritor argentino de origem portuguesa, como diz sempre que se refere ao Tom Hanks . Acho que Alberto Morávia (italiano)também passou pelo mesmo. Casou com uma espanhola nova que abarbatou o espólio e,
last but not the least, o nosso Saramago que se embeiçou lá pela Pilar del Rio e está-se mesmo a ver o que vai acontecer quando ele passar desta para melhor.
Bem mas isto é uma teoria muito minha, construida sobretudo em cima de uma velha aversão que eu tenho aos espanhois. Reconheço que quanto mais conheço Espanha e a cultura espanhola, mais fraca vai ficando esta aversão. E não sei se gosto disso…
Há muito para ver em Madrid e, se puderes,por 50 Euros aproveita e vai a Toledo que há excursões diárias para lá a partir de Madrid e vais ver o que é uma cidade linda. E vais ficar a admirar o laegado que os Arabes deixaram em Espanha e a forma como os espanhois souberam essa jóia que se chama Toledo. Parece que não só Toledo. Tanbém Sevilha que já conheço e Cordova e Granada que hei-de conhecer. Se calhar, nessa altura até passarei a gostar de espanhois e espanholas, claro, quem sabe?…
Ah… e se passares ao lado do estadio do Real Madrid, não te esqueças de cuspir para lá. Não por o Real Madrid ser uma grande equipa, mas por representar aquilo que os espanhois têm de pior
Viva Portugal!
Fica bem e beijinhos do P. e da M.

Comentar por Clemente

ERRATA ERRATA ERRATA ERRATA ERRATA RRATA ERRATA

O meu comentário anterior tem um erro (pelo menos) imperdoavel.
Digo José Luis Borges que não sei quem seja quando queria dizer JORGE LUIS BORGES

Comentar por Clemente

bem que podias ter afixado as datas e os lugares da tua tournée…assim, não te pude acompanhar e, muito menos, arranjar um bilhete para entrar. ao que parece tens tido casa cheia e não precisas de fazer encores, não é verdade? beijos a abraços.

Comentar por ana salvado




Deixe uma Resposta

