Nós em Londres


Big Brother is watching you
Janeiro 25, 2007, 2:02 pm
Filed under: Uncategorized

Manhã em Londres.

Descansadinha no metro, a babar de sono para cima do vizinho do lado e para cima do livro que finjo ler. “Attention passengers, this is a Security Warning”

Ora eu sou moça de um país piqueno, de genta pacata. Dizem “security warning” e a malta assusta-se. É claro que eu é que sou parva,claro. Quer dizer, quem me ouvisse até parece que já explodiram bombas no metro desta cidade. Tolinha da Rita.

Adiante, Security Warning, portantos.

Pânico, gelo, despedidas mentais ao marido, ao sobrinho, à família, antecipação pelo resto da frase (refira-se que ninguém na carruagem levantou um sobrancelha que fosse).

Continuam: “There are beggers operating in this train” (Há mendigos a operar neste metro). “There are beggers operating in this train” “There are beggers operating in this train” “There are beggers operating in this train”. Repetiram aquilo incessantemente até que o coro de romenas saíu da carruagem do lado mais os lenços e os bébés e as filhas coxas.

A seguir, a voz (Big Brother) explica: “Dar dinheiro a estas pessoas, com ou sem crianças, é compactuar com ese modo de acção. Correntemente existem no Reino Unido [não sei quantas] caridades registadas, cuja função primordial é ajudar estas pessoas. Por favor utilize o dinheiro que pensava doar e escolha uma delas”.

Ainda a tentar respirar do “security warning”, apeteceu-me levantar e bater palmas. Sobretudo porque eu sou sempre a idiota que esvazia os bolsos trocos só porque não sei dizer que não quero dar nada.

E depois apercebi-me que desde que aqui estou, há quatro meses, numa cidade com tanto milhão de pessoas, e foi a primeira vez que vi alguém pedir dinheiro.

Das duas uma: ou não há gente a precisar de dinheiro aqui – o que me custa um bocado a acreditar – ou então estão todos enfiados num caixote selado por Sua Majestade, o Big Brother himself.

Anúncios

7 comentários so far
Deixe um comentário

Manhã em Corroios:

Não houve security warning, apenas um “psssttt, meninaaa…” que me chamou a atenção. Coxeava, tinha as expressões vincadas pelas rugas acentuadas e devia carregar consigo uns oitenta e alguns anos. Trazia também alhos e coentros aos molhos. Queria vender-me aquilo que colhia da sua horta. Queixou-se que o Almada Fórum lhe roubava o negócio, que as pessoas não sabiam distinguir o natural do artificial, obrigou-me a cheirar os coentros “olhe lá, olhe lá para este cheirinho!…” e convenceu-me a comprá-los, apesar de eu não precisar deles para nada (já os tinha comprado no Almada Fórum). Tinha oitenta e alguns anos, trabalhava desde sempre, não tinha reforma e agora até a sua horta tinha dificuldades em ajudá-la a subsistir…Dei-lhe 50 cêntimos por um molhinho, e fui o caminho a remoer porque carga de água é que não lhe tinha comprado os coentros todos…ou os alhos…cada vez que vou tomar o pequeno almoço à Charme, procuro-a…mas ainda não a voltei a ver.

Comentar por Teresa

Oi Rita tasss? pareces-me bem por ai 🙂 é bom td a corrrer bem por ai,nessas terras gélidas xii imagino o frio bjs del “loco” TAB

Comentar por Pedro Taborda

ai caramba! que susto.
Ok, eu sei, eu já por natureza tenho uma imaginação catatrófica, virada para o declínio da sociedade pós-moderna. No fundo tudo culpa do meu pai que, em criança, o primeiro desenho animado que me deu a ver foi “Animal Farm” – O Triunfo dos Porcos – do Orwell e depois, não satisfeito deu-me a ler o 1984 seguido do Admirável Mundo Novo do Huxley. Remédio Santo! Fiquei logo em estado pré-pânico, preparado para o inevitável apocalipse, á laia de MAd MAx (pois é… é difícil ser-se eu)
Acho que se isso me tivesse acontecido, eu tinha entrado em estado paranóico e saía do metro em busca de militantes para derrubar eese regime. Mas isso sou eu que vivo num país piqueno e tive um pai negligente…
Ouvi o tom da voz da senhora do metro no teu post! ARGH!! que realismo, a repetição, a descrição das romenas, a frase “mendigos a operar”… ah ah ah (como se eles estivessem bem organizados, a planear um ataque infalível aos pennys do transeuntes – e vai daí… até estão – lá está! aquela veia semi-catasrófica vêm?)
que sensação essa de ter uma voz mecânica a expulsar os mendigos e depois da missão cumprida voltar para justificar-se.
Digno de um Fritz Lang.

gostei do post da Teresa, no fundo tranquiliza-me, az-me sentir humano ainda (será estranho?)

Comentar por hugo guga

Confesso estou a ler pela primeira vez os teus post’s… adorei, sinto-me um estupido de não os desfrotar mais cedo. Parece que aprendeste a “beber” londres á tua maneira, é tão resfrecante que até parece facil. Não sei se o facto de estar a nevar é um plus ou não, friorenta como és… mas olha vai fumando o teu cigarro para aqueceres que qualquer dia estamos ai a passar um fim-de-semana contigo. Prometo que me vou mantendo actualizado com os teus post’s e dentro da medida do possivel vou escrevendo alguma coisa, deus fabe que me faz falta.Beijos.

Comentar por Nuno_o_cunhadinho

Já agora desculpa lá o “desfrotar” e o “resfrecante” mas ser pai solteiro (teresa foi ao supermercado á duas horas) não dá para ser muito intelectual e ao mesmo tempo cantar a musica do nodi, enquanto com uma das mãos impedimos o puto de mandar o rato para o chão. Não sei quantas vezes disse “pára Pedro” está doido! Desculpa mais uma vez…Beijinhos.

Comentar por Nuno_o_cunhadinho

Pois guga, a ti o post da Teresa fez-te sentir humano, a mim fez-me andar a engolir as lágrimas o resto do dia. Vamos definir aqui uma coisa: a miuda (eu) está Só-zi-nha na Camónelândia. Só-zi-nha. Vamos reduzir o fluxo de choradeira ao mínimo, sim?

(ó mana…quando a vires compra-lhe tres molhinhos por mim , juras?)

Comentar por nosemlondres

Taborda méééééééénz!!!
Que fixe ver-te por aqui!!!
Manda-me o teu email, pá!! Já nao sei de ti há tanto tempo!!
Rita

Comentar por nosemlondres




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s



%d bloggers like this: